O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais.
Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de reprovar novamente.
O longa metragem de Boollywood tem duas horas e quarenta e três minutos de duração e possui como protagonista o menino Ishaan Awasthi, de nove anos, que sofre de dislexia grave e é marginalizado por sua condição.
Vítima de permanentes castigos físicos e psicológicos, o garoto sente-se cada vez mais desmotivado.O menino repete de ano uma vez na escola e corre o risco de reprovar novamente. Parece que nada prende a sua atenção, nenhum conteúdo lhe desperta interesse.
O pai, após ser convocado pela diretora para conversar sobre o desempenho escolar preocupante do filho, decide tirá-lo do colégio e enviá-lo para um internato.No internato - cujo lema era "Disciplinar cavalos selvagens" -, Ishaan sente falta da mãe, do irmão, da casa, da rotina familiar e vai tendo cada vez menos vontade de viver.
A dislexia só é diagnosticada após muito sofrimento, quando um professor substituto de artes (Ram Shankar Nikumbh) percebe que há qualquer coisa de diferente com o menino. Segundo o próprio garoto: “as letras dançam em sua frente”.