29 Jul
29Jul

Uma viagem pela história do Brasil.

A abertura oficial do Museu do Ipiranga, ocorreu 7 de Setembro de 2022, ficou fechado por 9 anos.


De terça a domingo, das 10 às 17h.

A bilheteria abre às 9h.

A última entrada é às 16h.

O museu fecha às segundas-feiras.

Ingressos agendados pelo site: tolerância máxima de 15 minutos de atraso.  


Para a maioria das pessoas, pensar a Independência do Brasil significa imaginar o grito de D. Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga. Mas você sabia que nossa história é marcada por diversos eventos que foram fundamentais para a independência?Para trazer à luz tais fatos, o Museu do Ipiranga apresenta a exposição “Memórias da Independência”.

mostra focaliza as memórias de “outras independências”, relativas a movimentos de separação ocorridos no Nordeste e no Rio Grande do Sul durante o século 19.

Também aborda diversas práticas de comemoração da criação do estado brasileiro, realizadas desde a década de 1820, em diferentes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, até o seu bicentenário em 2022.

A exposição “Memórias da Independência” inaugura o novo espaço de mostras temporárias do Museu, com 900 m2, ar condicionado e ampla acessibilidade. 

MUSEU DO IPIRANGA TÁ ON

O Museu do Ipiranga está online desde 1999, quando lançou seu primeiro site na internet. Atualmente, possui uma variedade de páginas, aplicativos e conteúdos na web, incluindo perfis em redes sociais, como Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn e o Instagram, além de filtros para interação com o acervo, remixes e compartilhamentos. 

Em 2011, a instituição publicou seu primeiro repositório on-line de imagens do acervo, com acesso aberto a todos os públicos. Tal galeria foi viabilizada graças ao processo de informatização e digitalização, iniciado na década de 1990, que implantou a gestão eletrônica do acervo e intensificou a aproximação do museu com a cultura digital.


Foi em 2017 que o Museu se comprometeu com a construção da próxima geração de pesquisas digitais ao integrar a Iniciativa Wikipédia do Museu Paulista, em parceria com o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil. Dentre outras ações relacionadas aos projetos Wikimedia, a equipe foi responsável pela atualização do verbete do Museu na Wikipédia e do projeto GLAM do Museu Paulista. 

O processo englobou o desenvolvimento de um livro digital e de seis aplicativos interativos de curadoria, com vistas a ampliar o acesso ao acervo do Museu. Já o uso do plugin Tainacan permitiu a migração do acervo para o site e a criação de repositórios digitais, exposições interativas e produtos educativos.

A partir de 2020 foram desenvolvidos diversos módulos do ambiente virtual 3D, espaço que permite a visita virtual ao edifício-monumento e seu jardim, bem como às salas expositivas e a interação com o acervo modelado digitalmente. 

O aplicativo Museu do Ipiranga Virtual ainda lançou o museu no universo dos games, com o jogo eletrônico M.I.D.– Museu do Ipiranga em Defesa! e minigames de quebra-cabeças, resultados do projeto “Gamers do Ipiranga”. O Museu também desenvolveu um recurso de visita virtual 360º ao edifício histórico de sua unidade anexa, o Museu Republicano de Itu, e está presente no site Google Arts & Culture, que oferece visitas virtuais a importantes instituições espalhadas por diversos países.

O envolvimento das equipes do Museu, parceiros e patrocinadores na construção de sua presença digital promoveu avanços, pesquisas, produtos e materiais baseados nas mais diversas mídias digitais, permitindo a consolidação da cultura digital da instituição e de um amplo repertório, com destaque ao podcast Ecos do Ipiranga, que em sua primeira temporada alcançou grande sucesso de audições.Inscreva-se na Newsletter para ficar por dentro das atividades do Museu. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.